Solidão

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, e que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que quem medo de amar, o que tem medo de ferir e de ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes da emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto da sua fria e desolada torre.


Esse texto é um trecho tirado do poema"Da Solidão" de Vinícius de Moraes.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Denise, estou aqui para desabafar e se tiver um tempo para me ouvir, " ler minha angustia " do que tenho passado, saiba que sou muito grato.
Sou um cara aparente mente atraente, sou um pouco inteligente também, trabalho com vinhos em uma loja a bastante tempo já. Minha familia sempre me apoia apesar de estarem longe de mim. Moro nesta cidade a 2 anos, sempre trabalhando muito para conseguir minhas coisas... e apesar do trabalho desgastante, gosto muito do que faço.
Mas ultimamente não tenho andado muito contente comigo mesmo. Tenho amigos que quase sempre saimos juntos para ir a um barzinho ou mesmo ficar jogando conversa fora. Mas quando chego em casa, me bate uma solidão, uma tristeza que não da pra medir o tamanho. Não tenho dormido direito já a mais de um mês. Não sei se estou com depressão ou outro tipo de doença. Já faz algum tempo que não namoro, que não tenho ninguem ao meu lado. Estranho, esses dias fui a um barzinho que fica aqui perto do trabalho, havia combinado com o pessoal mas na hora ninguem quiz ir, tomei a iniciativa e fui sozinho mesmo, ja faziam 2 meses que não saia. Chegando lá, uma moreninha linda me dando moral mas quem disse que o besta qui teve corajem de chegar na menina... fiquei na defenciva o tempo todo, acabei dando um cartão meu para a garçonete entregar a ela.
Indo pra casa comecei a pensar no que deveria ter feito. Deveria ter ido falar com ela, aumenos teria tentado e teria saido com uma amizade nova.
Acho que tanto tempo solteiro fez eu perder toda a "malicia" de saber conversar de chavecar uma mulher.
O que será que se passa comigo?
Um dia gostaria de saber.
Madre Tereza disse uma vez:
"Neste mundo existem mais pessoas com fome de carinho e atenção do que de ouro e pão..."
Pura verdade!!!

Grato por me ouvir!
Anônimo disse…
Cara Denise. Este e um desabafo. Minha historia comeca a mais ou menos um ano quando me separei de minha 1a. mulher. Logo em seguida apaixonei-me profundamente por uma moca de 20 anos. Tenho 40 e assim comecei a tentar conquista-la.Ate que consegui e nos juntamos. Estamos juntos a 6 meses de muita briga. Ela nao consegue vivenciar o casamento e suas responsabilidades. Me sinto so pois tudo cai em minhas costas, das coisas de casa ate o sustento. Ja tentei e continuava tentando fazer com que ela estivesse ao meu lado mas, tudo em vao. Agora estou aki sozinho desde sexta-feira santa e ela na cidade natal indo para uma festa. Ja brigamos tanto que ela tentou me matar e se matar. Quero sair disso mas ela sempre com jeitinho consegue tocar meu coracao que a AMA muito. Preciso sair disso por favor. Se puderes me ajudar. Agradeco JA NAO AGUENTO MAIS tenho sofrido muito. SOS.
Anônimo disse…
OI,
tenho 14 anos, tenho muitas amigas e alguns amigos, tenho minha família convivendo comigo, na escola me sinto bem na maioria das vezes, porque estou com os meus amigos, mas quando chego em casa na maioria das vezes não me sinto feliz, fico triste, não é nada contra meus pais, eu acho, mas me sinto sozinha, sabe, eu nunca tive um namorado ou algo do genero, sempre vejo minhas amigas namorando saindo, paquerando, sendo paqueradas, mas eu, não tenho nada, ninguem gosta de mim como eu queria q gostasse, tambem nunca fui de gostar muito de alguem, na verdade só tem uma pessoa, mas ele nem se intereça do jeito q eu me intereço, e na verdade não consigo demontrar nada para ele, porque ele não demonstra nada para mim. Qual o problema comigo? Me sinto sozinha e triste muitas vezes. :'(
Anônimo disse…
BOM DIA!
ESTOU TENTANDO ME AUTO AJUDAR, POIS VENHO PASSANDO POR ALGUMAS DESILUSÕES EM MINHA VIDA NESSES ULTIMOS TEMPOS, PERDI MUITAS PESSOAS AMADAS, ABRI MÃO DE MUITA COISA PARA VIVER UM AMOR INTENSO ... E HOJE ME SINTO MUITO TRISTE, POIS A PESSOA QUE ME DEDIQUEI TANTO PELOS ULTIMOS 3 ANOS E MEIO, HOJE NÃO ESTÁ PRESENTEN EM MINHA VIDA, NESTE ULTIMO DOMINGO DEMOS UM TEMPO EM NOSSO RELACIONAMENTO, CONFESSO ESTAR MAIS FORTE DO QUE DAS ULTIMAS VEZES PORÉM AINDA AMO MUITO ELA, QUERIA APRENDER A LHE DAR COM ESSA SITUAÇÃO POIS ME SEGURO PARA NÃO LIGAR PARA ELA.. E TALVEZ ELA JA ESTEJA ATÉ EM OUTRA, ISSO É O QUE MAIS DOI. NÃO SEI ATÉ QUE PONTO ERREI..
MAS PRECISO MUITO DE AUXILIO PARA NÃO ME PERDER DE MIM MESMO, É MUITO TRISTE SE SENTIR SOZINHO, ENGRAÇADO QUE QUANDO JUNTO SEMPRE TIVE MUITAS MULHERES AO MEU REDOR, QUERENDO UM COMPROMISSO SÉRIO, PORÉM HOJE COM O MESMO QUADRO NÃO CONSIGO ME ENTREGAR A NINGUEM POIS ELA CONTINUA SENDO O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA.
OBRIGADO PELO DESABAFO

Tiago
Anônimo disse…
Você poderia indicar um clinica onde posso me internar? Sinto dores por todo corpo, taquicardia, dormência nos braços e mãos, queda de cabelo e muita, muita tristeza. Sei que é depressão. Não saio, não tenho contatos com pessoas e só as tenho ao meu redor quando estou trabalhando. Sinto-me tão triste! Tenho medo de ficar louca. Se eu pudesse ficaria só dormindo. Preciso de ajuda. Tenho dois filhos que esperam mais de mim. Não posso mais... Você pode me ajudar? Não vou identificar-me porque não gostaria de ver meu email publicado, ok?
Olá Denise.Li os comentários e percebi que, não estou sozinha com relação a solidão.Estou separada do meu marido há 2 meses, então você deve ter ideia do tamanho do meu sofrimento.independente do motivo da separação, quem se separa sofre muito.São vários sentimentos ao mesmo tempo e as vezes você não sabe o que é mais latente.Angustia,medo,auto-estima muito baixa, desespero,sentimento de indiferença e desprezo por parte do meu ex, posso colocar muitas palavras que vão traduzir o que estou sentido agora.Sei que vai passar, que cada dia que passa é um quilômetro de distancia que fico do meu marido, quero dizer, ex.E o melhor, quero que passe para que outra pessoa apareça e que eu possa me entregar completamente, voltando a ser feliz e que sem dúvida isso irá acontecer.Obrigada, esse desabafo foi muito bom.
Dragonmoon disse…
olá! gostaria de convidar a todos que se sentem sozinhos para visitar meu blog jsdivinopolis.blogspot.com.br, lá nós acharemos uma maneira de vencermos JUNTOS nossos problemas com a solidão
Unknown disse…
Ola , é a primeira vez que estou me abrindo assim meio que um desabafo mas ..A solidão não é uma coisa de se sentir sozinho , solidão é não ter ninguém que va apoiar você mesmo o seus pais , é passar dias inteiros chorando por que ira mudar de escola e nunca mas vera seus amigos .. aqueles únicos amigos que você podia confiar de verdade ...E um conselho meu para as pessoas que sofrem assim é " chorem a vontade pois isso acaba , e tome uma atitude pois esta ninguém ira tomar por você , senão ira ficar do mesmo jeito ...

Não me apresentei direito ,, tenho 14 anos e como não tenho amigos e nem ninguém , o que posso fazer senão ler o dia inteiro fanfics , que é uma coisa muito ruim para pessoas assim pois ela cria uma realidade fantástica no seu cérebro que aqui no nosso espaço não se passa de uma fantasia ...
Pronto acho que tirei tudo do meu peito pois agora pouco estava chorando .. Pois as pessoas não podem acreditar em você uma vez não vida , mesmo você tendo feito algo ?
obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

Mude seu dia!

MINUTOS DE SABEDORIA